25 dezembro 2015

Óleo de coco: 6 formas de usar e seus benefícios

 photo IMG_8099_zpsuvir1icu.png

Oii, gente! Adivinha quem virou a louca do óleo de coco??? EEU! (o Chapolin Colorado)
Eu já ouvia falar bastante sobre o tal óleo, que era muito bom para os cabelos e talvez ajudasse a emagrecer e, confesso, eu era meio incrédula de que um simples óleo fosse tão bom assim. Até que um belo dia, notei como os cabelos da amiga estavam super brilhosos e perguntei o segredo. Qual era? ÓLEO DE COCO, minha gente!
Fui na hora comprar o meu e estou amando! Eu precisava compartilhar as maravilhas que um produto tão simples pode fazer, que  nenhum outro, por mais caro e "bom" que fosse fez por mim (e custou apenas 30 reais! O.o), além de poder ser usado de várias maneiras e promove benefícios por dentro e por fora. Confira alguns dos principais benefícios:

1- Hidratação capilar
Seu efeito de hidratação nos cabelos é in-crí-vel e na primeira vez que usei já senti uma enorme diferença. Meu cabelo ficou muito macio, com cachos definidos e muito menos frizz.

Como usar: como pré-lavagem eu costumo aplicar antes de dormir e lavar na manhã seguinte ou aplicar pela manhã e lavar à noite. Quanto mais tempo ele permanecer no cabelo, melhor ele é absorvido mas, geralmente, recomenda-se deixar agir por no mínimo 4 horas.
Quando for lavar, use um shampoo que não seja muito agressivo e possa manter a hidratação, senão não adianta, né? Eu aplico o shampoo e lavo o couro cabeludo, o comprimento eu lavo com a espuma que escorre, para não retirar totalmente o óleo e manter a hidratação. Fica super macio!

 photo IMG_8134_zps86xy3dwx.png

Como reparador de pontas eu coloco uma colher do óleo em um potinho para usá-lo sempre que quiser. Molho a pontinha dos dedos, aplico das pontas ao comprimento e já dá um efeito bem bacana, pelo menos no meu cabelo que é fino. Ele é um óleo bem levinho e não deixa o cabelo com cara de sujo ou pesado, porém como todo óleo, se exagerar na dose vai ficar aquele brilho oleoso, o que não é legal. Ainda não testei colocar uma porção no creme de hidratação, mas dizem que fica muito bom também.

2- Hidratação da pele
Eu já tinha dado aqui uma dica de como a pele ficava boa com a pomada Bepantol, porém encontrei algo melhor ainda! Eu aplico o óleo puro todas as noites no rosto e nos braços antes de dormir e o que percebi foi que as marcas de espinhas e aquelas bolinhas que se parecem com cravos mas são um tipo de alergia, sumiram! Além da minha pele estar com uma aparência muito mais jovem, hidratada, macia e bonita. Um pêssego! Todos dias me olho no espelho e fico admirada com minha pele nova! Nos braços também tenho essas tais bolinhas que estão sumindo aos poucos graças ao óleo. Pesquisando melhor, descobri que as espinhas somem graças à ação bactericida e fungicida dele, como as espinhas são causadas por bactérias, está aí a resposta dele ser tão eficiente.

3- Protege contra os danos da coloração
Se você colore ou descolore os fios, aplique o óleo nos cabelos antes do processo e o dano será muito menor, já que o cabelo estará protegido. Funciona melhor do que aqueles sachês ridículos que vêm na caixinha.

4- Combate a caspa
A caspa nada mais é do que o couro cabeludo ressecado que se descama. Aplique óleo de coco no couro cabeludo, massageando e espalhando bem. Estando hidratado, ele não descama e a caspa diminui.

5- Removedor de maquiagem
Molhe um algodão com óleo de coco e remova facilmente até aquela make mais pesada e difícil de remover e se cair nos olhos não arde, não coça, nem faz mal e de quebra você ainda fica com a pele macia e hidratada.

 photo mk remover_zps8pry0tm7.png


6- Saúde blindada
Consumir o óleo de coco também garante muitos benefícios à saúde: fortalece o sistema imunológico; diminui os radicais livres, que provocam o envelhecimento das células; regula o trânsito intestinal; estabiliza os níveis de glicose no sangue, sendo altamente recomendado à quem tem diabetes; acelera o metabolismo, diminui o colesterol ruim (LDL) e os riscos de problemas cardíacos entre muitos outros benefícios.
O óleo de coco pode ser consumido como tempero de saladas e no cozimento de alimentos, já que ele não desnatura tão facilmente quanto o azeite de oliva, sendo ainda mais indicado. O gosto é um pouco adocicado mas nada que atrapalhe. Eu prefiro usar em saladas porque acho que assim eu aproveito melhor os benefícios, quanto mais você cozinha uma comida, menos nutrientes você obtém, já que a maioria se perde no cozimento. Claro que me refiro aos vegetais, por favor não consuma carne crua amiga, sua louca!

Uma dica importante é comprar o óleo de coco extra virgem extraído a frio, dessa forma você tem certeza de que vai poder aproveitar todos os benefícios dessa maravilha.

E você? Já testou alguma dessas utilidades? Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários e de compartilhar como você usa essa belezinha.

Um beijo e até a próxima!

Nenhum comentário :

Postar um comentário